Home Programa Participantes Palestrantes Resultados

Coordenação:

INCT Herbário Virtual - Leonor Costa Maia
EUBrazilOpenBio - Vanderlei Canhos

Realização

De 18 a 22, Setembro, 2012
Park Hotel, Rua dos Navegantes, 9, Recife, PE, Brasil

Panorama Geral & Resultados Esperados


Esta reunião será uma excelente oportunidade para botânicos, pesquisadores em biodiversidade e especialistas em informática discutirem as necessidades e desafios com os quais estão se deparando em suas pesquisas. Os avanços alcançados e os aplicativos implementados pelo Herbário Virtual das Plantas e Fungos servirão para exemplificar como a tecnologia é usada nos estudos botânicos no Brasil. Concomitantemente, o EUBrazilOpenBio irá apresentar os serviços que suas e-infraestruturas estão implementando para a ampla comunidade da biodiversidade, graças à integração de diferentes tecnologias de ponta e recursos desenvolvidos na Europa e Brasil. Os Casos de Uso do EUBrazilOpenBio sobre Modelagem de Nicho e mapeamento cruzado das Taxonomias Global e Regional também serão apresentados.

Ainda serão abordadas na reunião as implicações econômicas, sociais e políticas da ciência da computação a serviço da biodiversidade na Europa e no Brasil, focando as e-infraestruturas de dados que operam utilizando tecnologias da computação em grade e nuvem, e no compartilhamento de dados entre regiões. Novas áreas de cooperação entre Europa e Brasil serão identificadas e desafios econômicos comuns relacionados à biodiversidade também serão abordados.

Particularmente em relação ao INCT-Herbário Virtual espera-se partilhar as experiências, discutir demandas e progressos e indicar caminhos que permitam alcançar os objetivos traçados, no cumprimento da missão de prover à sociedade em geral, ao poder público e comunidade científica em especial, infra-estrutura de dados de qualidade de acesso público e aberto integrando as informações dos acervos dos herbários do país e repatriando dados sobre coletas realizadas em solo brasileiro, depositadas em acervos no exterior.
Organização:


Apoio: