2018

ABNT/CEE-276 - 4ª Reunião/2018
A 4ª. reunião em 2018 da Comissão de Estudo Especial de Biotecnologia da Associação Brasileira de Normas Técnicas ABNT/CEE 276 foi realizada no Centro de Referência em Informação Ambiental-CRIA, com o objetivo de discutir a ISO 276. A reunião foi realizada via web conferência para possibilitar a participação dos demais membros da Comissão. Atuação: Normalização no campo de Biotecnologia, compreendendo biobancos, centros de recursos biológicos, métodos analíticos, bioprocessamento, integração e processamento de dados, no que se refere a terminologia, procedimentos, requisitos e métodos de ensaio, excluindo-se a normalização de Análises Clínicas e Diagnóstico in Vitro, que é de responsabilidade do ABNT/CB-036. Nota: Esta comissão é espelho do ISO/TC 276 Biotechnology.

Vanderlei Canhos (GT5: Processamento e Integração de Dados) participou como representante do CRIA.


Campinas, SP, Brasil
30 de Agosto de 2018


II SIGAC - 2º. Seminário Internacional de Gestão de Acervos Científicos
O Brasil, como um dos maiores detentores de biodiversidade do mundo abriga parte dessa riqueza genética e histórica em importantes acervos científicos, distribuídos em institutos de pesquisa e universidades. Embora estes acervos abriguem coletivamente uma porção importante da biodiversidade do país, a adequação das condições de manutenção e valorização dessas coleções necessitam de uma maior atenção por parte dos órgãos governamentais, das instituições e também dos seus curadores. O momento atual político e econômico é grave e alerta para os diversos desafios que enfrentamos para a conservação do inestimável valor de nossas coleções científicas.

Dora A. L. Canhos participou como representante do CRIA proferindo a palestra: Informatização das Coleções Científicas Brasileiras


João Pessoa, PB, Brasil
06 a 10 de Agosto de 2018


Newton Fund Latin America Biodiversity Researcher Links Workshop: Valuing biodiversity and developing ecosystem service delivery models in densely inhabited Latin American dry and montane forests
No workshop: "Valorizando a biodiversidade e desenvolvendo modelos de prestação de serviços ecossistêmicos em florestas secas e montanas densamente habitadas na América Latina, reunião multidisciplinar financiada pelo #FondoNewtonPaulet, a Universidade de Exeter e a Universidade Nacional Agrária La Molina procuraram entender a influência da mudança climática nos serviços ecossistêmicos e desenvolver estudos integrando ecossistemas de países vizinhos da América Latina. Estiveram presentes pesquisadores, cientistas, economistas e conservacionistas do Reino Unido e Peru, além de entidades governamentais (Sernanp Oficial, Serfor Peru, Ministério do Meio Ambiente - Peru), além de ONGs reconhecidas (CONDESAN, GEF). Esses especialistas se reuniram para compartilhar suas experiências e buscar maneiras de estabelecer redes focadas na valorização das florestas andinas. Comunicado de imprensa.

Dora A. L. Canhos participou como representante do CRIA proferindo a palestra: Species occurrence data and herbarium network in Brazil (CRIA speciesLink)


Lima, Perú
10 a 14 de Julho de 2018


ABNT/CEE-276 - 3ª Reunião/2018
A 3ª. reunião em 2018 da Comissão de Estudo Especial de Biotecnologia da Associação Brasileira de Normas Técnicas ABNT/CEE 276 foi realizada no Centro de Referência em Informação Ambiental-CRIA, com o objetivo de discutir a ISO 276. A reunião foi realizada via web conferência para possibilitar a participação dos demais membros da Comissão. Atuação: Normalização no campo de Biotecnologia, compreendendo biobancos, centros de recursos biológicos, métodos analíticos, bioprocessamento, integração e processamento de dados, no que se refere a terminologia, procedimentos, requisitos e métodos de ensaio, excluindo-se a normalização de Análises Clínicas e Diagnóstico in Vitro, que é de responsabilidade do ABNT/CB-036. Nota: Esta comissão é espelho do ISO/TC 276 Biotechnology.

Vanderlei Canhos (GT5: Processamento e Integração de Dados) participou como representante do CRIA


Campinas, SP, Brasil
28 de Junho de 2018


ABNT/CEE-276 - 2ª Reunião/2018
A 2ª. reunião em 2018 da Comissão de Estudo Especial de Biotecnologia da Associação Brasileira de Normas Técnicas ABNT/CEE 276 foi realizada no Centro de Referência em Informação Ambiental-CRIA, com o objetivo de discutir a ISO 276. A reunião foi realizada via web conferência para possibilitar a participação dos demais membros da Comissão. Atuação: Normalização no campo de Biotecnologia, compreendendo biobancos, centros de recursos biológicos, métodos analíticos, bioprocessamento, integração e processamento de dados, no que se refere a terminologia, procedimentos, requisitos e métodos de ensaio, excluindo-se a normalização de Análises Clínicas e Diagnóstico in Vitro, que é de responsabilidade do ABNT/CB-036. Nota: Esta comissão é espelho do ISO/TC 276 Biotechnology.

Vanderlei Canhos (GT5: Processamento e Integração de Dados) participou como representante do CRIA.


Campinas, SP, Brasil
26 de Abril de 2018


4th GLOBIS-B workshop on Species Interactions EBV
Pesquisadores acadêmicos, especialistas em informática de infra-estruturas de pesquisa e especialistas em legislação e política se reuniram para avaliar a operacionalização da estrutura GEO BON - EBV para uso acadêmico e político. Foram discutidos workflows para produzir EBVs em interações de espécies. Os resultados do workshop cobriram questões relacionadas a conceitos, padrões, implicações computacionais e considerações legais relacionadas aos produtos EBV e aos dados e software relacionados. Essas questões foram exploradas discutindo as interações entre polinizadores de plantas, predadores e presas e microbianas.

Renato De Giovanni participou do Workshop como representante do CRIA


Bari, Itália
26 a 28 de Fevereiro de 2018


ABNT/CEE-276 - 1ª Reunião/2018
A 1ª. reunião em 2018 da Comissão de Estudo Especial de Biotecnologia da Associação Brasileira de Normas Técnicas ABNT/CEE 276 foi realizada no Centro de Referência em Informação Ambiental-CRIA, com o objetivo de discutir a ISO 276. A reunião foi realizada via conference call para possibilitar a participação dos demais membros da Comissão. Atuação: Normalização no campo de Biotecnologia, compreendendo biobancos, centros de recursos biológicos, métodos analíticos, bioprocessamento, integração e processamento de dados, no que se refere a terminologia, procedimentos, requisitos e métodos de ensaio, excluindo-se a normalização de Análises Clínicas e Diagnóstico in Vitro, que é de responsabilidade do ABNT/CB-036. Nota: Esta comissão é espelho do ISO/TC 276 Biotechnology.

Vanderlei Canhos (GT5: Processamento e Integração de Dados) participou como representante do CRIA


Campinas, SP, Brasil
22 de Fevereiro de 2018