2017

PCJ-Campinas Group Nucleus Meeting (GAEMA)
Em cumprimento ao que preceitua no artigo 7º, II, do Ato Normativo nº 552/2008-PGJ, alterado pelo Ato Normativo 933-15 PGJ, de 15 de outubro de 2015, Rodrigo Sanches Garcia, Promotor de Justiça do Núcleo PCJ-Campinas do Grupo de Atuação Especial de Defesa de Meio Ambiente (GAEMA) reuniu-se com representantes de entidades ambientais e da sociedade civil dos municípios abrangidos pela sub-bacia de atribuição deste Núcleo. Vanderlei Canhos participou da reunião como representante do CRIA.
Campinas, SP, Brasil
08 de Novembro de 2017


Exposição Itinerante Martius
O Prof. Willi de Bolle é o conselheiro responsável pelas questões culturais do Instituto Martius Staden e o principal autor do livro sobre os Cinco Séculos de Relações Brasileiras e Alemãs, editado pelo instituto. É profundo conhecedor da expedição de Spix e Martius. O prof Willi de Bolle apresentou o trabalho que realizou visitando os locais mencionados no livro.O novo formato do projeto Sussuarana agradou a todos, bem como a realização no Museu Catavento. Prof. Willi e Profa. Karen Lisboa participarão do projeto como consultores. A parceria com o Instituto Martius-Staden será incluída no material de captação de recursos. Vanderlei Canhos (CRIA) foi convidado a realizar uma visita aos museus de Munique em junho de 2018 e a participar das expedições relacionadas com os caminhos trilhados por Spix e Martius, na caatinga (em julho 2018) e Amazônia (em 2019). Um Memorando de Entendimento entre o CRIA e o Instituto Martius Staden será elaborado visando uma colaboração mais abrangente, alinhavando uma parceria de longo prazo entre as duas instituições.Presentes na reunião o Sr Eckhard Kupfer, o Prof. Willi de Bolle, a Sra. Daniela Rothfuss e João Noronha da OAK. A Profa. Karen Lisboa não pode comparecer devido à uma viagem marcada para Berlin.
São Paulo, SP, Brasil
07 de Novembro de 2017


Evento Blastu
O blastU é um festival de empreendedorismo, inovação e tecnologia com objetivo de conectar, atualizar e inspirar, visando colocar o Brasil Empreendedor no mapa nacional e internacional.OCRIA foi convidado pela coordenação para montar um stand no evento BlastU, na Fundação Bienal de São Paulo, onde Vanderlei Canhos e Alexandre Marinho apresentaram os projetos e ferramentas desenvolvidas pelo CRIA.
São Paulo, SP, Brasil
16 a 17 de Outubro de 2017


5ª. Reunião da ABNT ISO276
A 5ª. reunião em 2017 da Comissão de Estudo Especial de Biotecnologia da Associação Brasileira de Normas Técnicas ABNT/CEE ¿ 276 foi realizada no Centro de Referência em Informação Ambiental-CRIA, com o objetivo de discutir a ISO 276. A reunião foi realizada via conference call para possibilitar a participação dos demais membros da Comissão. Atuação: Normalização no campo de Biotecnologia, compreendendo biobancos, centros de recursos biológicos, métodos analíticos, bioprocessamento, integração e processamento de dados, no que se refere a terminologia, procedimentos, requisitos e métodos de ensaio, excluindo-se a normalização de Análises Clínicas e Diagnóstico in Vitro, que é de responsabilidade do ABNT/CB-036. Nota: Esta comissão é espelho do ISO/TC 276 Biotechnology. Participaram da reunião: Vanderlei Canhos (CRIA - GT5: Processamento e Integração de Dados) / Renata Dozzitezza (UNESP - GT2: Biobancos e Biorecursos e GT 5: Processamento e Integração de Dados) / Fabiana F. Garboggini e Derlene A. de Angellis (CBMAI - GT2: Biobancos e Biorecursos) / Manuela da Silva (Fiocruz - GT2: Biobancos e Biorecursos) / Paulo Holanda, coordenador da comissão (Bioquallis GT2: Biobancos e Biorecursos) / Patrícia Santos (Hemobrás) / Antonio Saraiva (DIMAV - secretário) / Silvio e Mônica Duailibi (Unifesp - GT1: Terminologia).
Campinas, SP, Brasil
28 de Setembro de 2017


68 Congresso Nacional de Botânica
Dora Canhos (CRIA) e Ingrid Koch (Unicamp) ministraram o Minicurso "Dados de Ocorrência de Espécies de Plantas e Fungos: Da coleta ao uso para E-Ciência". O Minicurso foi oferecido pelo INCT - Herbário Virtual da Flora e dos Fungos. Os seguintes tópicos foram apresentados:
Rio de Janeiro, RJ, Brasil
20 a 25 de Agosto de 2017


Conferência TICAL 2017, Conferência ION e Encontro Latinoamericano de e-Ciência.
Participou pelo CRIA Vanderlei Canhos, como membro do Comitê Científico. Na sessão de Biodiversidade, a pesquisadora Kátia Paula Aleixo, da Associação Brasileira de Estudos das Abelhas (A.B.E.L.H.A.), apresentou o trabalho sobre Sistemas de informação como recurso para a conservação das abelhas no Brasil, de autoria de Kátia Paula Aleixo e Ana Lucia Delgado Assad da A.B.E.L.H.A. e de Sidnei de Souza e Dora Ann Lange Canhos do CRIA
San Jose, Costa Rica
03 de Maio de 2017 a 05 de Julho de 2017


Workshop 2017 da OCSDNet (Open and Collaborative Science in Development Network)
A rede sobre ciência aberta e colaborativa em desenvolvimento (OCSDNet) é composta por doze equipes de pesquisadores e profissionais interessados em entender o papel da abertura e colaboração na ciência como uma ferramenta transformadora para o pensamento e a prática do desenvolvimento. As equipes de pesquisa são apoiadas por uma equipe de quatro assessores externos e uma equipe de coordenação de rede. O projeto é financiado pelo Centro Internacional de Pesquisa para o Desenvolvimento (IDRC) no Canadá e pelo Departamento de Desenvolvimento Internacional (DFID) no Reino Unido. O CRIA participa com o projeto O Impacto do Herbário Virtual do Brasil na e-Ciência, e no workshop foi representado por Dora Canhos.
Curium Palace Hotel, Limassol, Chipre
02 a 05 de Maio de 2017


1 Workshop da Rede Brasileira de Interações Planta-Polinizador (REBIPP)
Participou pelo CRIA: Dora Canhos, a convite de Ana Lúcia Assad, ABELHA
Escola Politécnica da USP, São Paulo, SP, Brasil
10 a 11 de Abril de 2017


Reunião da ABNT - Foro Nacional de Normalização
Participou pelo CRIA: Vanderlei Canhos
ABNT, São Paulo, SP, Brasil
30 de Março de 2017


GLOBIS-B (GLOBal Infrastructures for Supporting Biodiversity research ) Essential Biodiversity Variables Workshop on Species Traits
Invited scientific experts discussed requirements for developing the EBV class Species traits which can cover for example phenology, body mass, natal dispersal distance, or migratory behavior. The 11 invited informatics experts from a global group of biodiversity and ecosystems research infrastructures discussed the intricacies of designing and deploying scientific workflows to produce EBVs data products. A team of four invited legal and policy experts worked on defining recommendations on data policies to optimize the use of data in the EBV process. Dora Canhos was CRIA's representative at the workshop.
Amsterdam, Holland
20 a 22 de Março de 2017


Visita ao Museu do Homem Americano (Fumdham)
Foi realizada uma visita ao Museu do Homem Americano e ao Centro Cultural Sérgio Motta, onde estão instalados os laboratórios de pesquisa (cerâmica, paleontologia, lítio, material orgânico), a biblioteca e o auditório. A FUMDHAM integra um dos Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia, programa do CNPq, o Instituto de Arqueologia, Paleontologia e Ambiente do Semiárido do Nordeste do Brasil (INCT-INAPAS) junto com a Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ), Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e Universidade Regional do Cariri (URCA), realizando pesquisas em arqueologia, registros rupestres, bioarqueologia e paleontologia no semiárido do Nordeste. Participaram da visita Dora Canhos (CRIA) e Ana Lucia Assad.
Museu do Homem Americano, São Raimundo Nonato, PI
23 a 27 de Fevereiro de 2017


VII Gaidar Forum Russia and the World 2017
Participou pelo CRIA: Vanderlei Canhos.
RANEPA, Moscou, Russia
09 a 16 de Janeiro de 2017